O Caminho da Representação

Eu entrei na Poli pelo Sisu, em uma lista de espera que saiu no fim da segunda semana de aula. A transição do Ensino Médio para a Poli já não é fácil, menos ainda quando tudo acontece em um final de semana. Assim como praticamente todos os alunos que entram em chamadas posteriores, eu tive vários problemas com o Júpiter: destaco que excluíram minha matrícula de PCC praticamente na metade do semestre, o que me rendeu inúmeras idas à Seção de Graduação. Seria muito injusto da minha parte, no entanto, dizer que não tirei nada de bom disso.
Todos nós sabemos que a Poli está longe de ser um ambiente super acolhedor, ainda mais para quem ingressa pós semana de recepção. Tive muita sorte de encontrar pessoas que me ajudaram durante essas semanas iniciais, e preciso agradecer ao Grêmio, especialmente. Arrisco dizer que a exclusão da minha matrícula de PCC, a qual acarretou no meu primeiro contato com o acadêmico, foi um ponto decisivo para os caminhos que trilhei na Poli. No meu segundo semestre, já muito atraída pela parte acadêmica, eu virei Representante de Classe (RC) da minha turma. Apesar de ter sido RC por um ano e meio e ter muito carinho pela posição, eu só fui entender de fato a importância destes em 2020, quando virei Representante Discente (RD) das Comissões de Graduação e do Ciclo Básico.
Com a chegada da Pandemia e transição do ensino presencial para o remoto, o que já era muito trabalho foi multiplicado por 5. Além disso, tínhamos um grande obstáculo para superar: a comunicação com os alunos. Os Representantes de Classe foram parte crucial do nosso trabalho esse ano e fico muito feliz de ver que o trabalho que tanto valorizo desde os meus primeiros contatos com a parte acadêmica da Poli continuou atuando lado a lado dos estudantes. Caminho para mais um ano como Representante Discente e fico muito feliz de ver a trajetória de RC para RDs, assim como vejo em outras pessoas na Poli.
Sou suspeita para falar da importância dos RCs, um trabalho que me incentivou a participar da representação estudantil. Neste ano, em especial, estar junto com os RCs como RD, colaborando em um contato mais direto com os Centros Acadêmicos e com a Comissão do Ciclo Básico, mostrou o quanto esse trabalho de base é importante. Nesse ano tão conturbado, os Representantes de Classe foram responsáveis pela centralização dos problemas e capilarização das informações, tornando o nosso trabalho muito mais efetivo. Por essas e outras razões, o meu muito obrigada.
Amanda Lopes,
Engenharia Elétrica, 3°ano