Um dos momentos de grandes emoções no início de cada semestre são as interações de matrícula, nesse período a organização e a paciência são elementos fundamentais não só para montar a grade horário, mas, principalmente, encarar o sistema que não suporta a quantidade de alunos, bugs, aulas com horários errados, entre outras questões.
Diante dessas dificuldades, um grupo de amigos de diferentes áreas da Engenharia formalizou a primeira categoria de Speedrun do JúpiterWeb.
Origem
No começo de 2020, de acordo com um dos criadores, teria partido de um dos colegas como “um pequeno desafio”, mas, quando os primeiros tempos apareceram, surgiu a necessidade de organizar quando deveria iniciar e terminar o cronômetro. “Éramos em 11, alguns iniciavam na tela de Login, outros somente na tela de interação de matrículas, era enorme a confusão”. Depois das interações de matrícula do primeiro semestre, eles decidiram formalizar as regras e, ao longo do primeiro semestre, novas pessoas entraram no desafio.
A primeira categoria possui a seguintes regras:
- O tempo deve iniciar na aba “Montar Grade” e deve ser finalizada somente quando aparecer na tela que a matrícula foi salva;
- Não pode ter antecipadamente alguma matéria para a realização da Speedrun;
- Deve conter, no mínimo, 30 créditos selecionados e atender a seguintes itens: Deve ter, no mínimo, 4 créditos de optativa livre oferecidos pela Poli;
- Deve ter, no mínimo, 4 créditos de optativas oferecidas por instituições fora da Poli;
- Não serão computadas matérias oferecidas no final de semana;
- Matérias que não possuem duração semestral não serão consideradas;
- Turmas Web não serão consideradas;
- Reoferecimentos em horário integral de almoço (das 11:10 até às 13:10) não serão consideradas;
- Poderá ter, no máximo, 4 créditos que podem ser realizados fora do período comum de aulas da Poli (07:30 até as 17:00)
Período de testes
Já no segundo semestre de 2020, esse grupo já contava com quase 50 alunos, mas para melhor organização elegeu, por votação, 4 pessoas que seriam juízes para verificar os vídeos e validar a Speedrun. “Era uma loucura! Sempre que alguém conseguia abaixar o tempo já vinha outros 20 vídeos com tempos menores” disse um dos juízes.
Apesar da enorme competitividade, sempre que alguém desenvolvia algum método ou encontrava bugs no sistema era imediatamente compartilhado no grupo de WhatsApp, criando uma relação de união única.
No final das interações a JúpiterWeb Speedrun foi considerada um sucesso: “Todos adoraram participar! Mas o último passo é tornar mais independente para atender a todos da Poli!”. Com isso o grupo começou as conversas com associações de speedrun para torná-la uma categoria oficial. Depois de longas trocas de e-mail e conversas, no final de novembro conseguiram o reconhecimento de um grande site. “Nunca imaginei quando lancei (o desafio), foi uma ideia boba que tornou algo sério!” disse o membro que propôs o desafio!
Sucesso na universidade
Em 2021 foi a primeira vez aberto para todos da Poli e o sucesso foi imediato, de acordo com o site apenas no primeiro dia de interação teve mais de 2000 vídeos candidatos, mas claramente que o JúpiterWeb não suporta tantos usuários ao mesmo tempo, rolando nas redes sociais relatos de pessoas que levaram mais de 30 minutos para somente conseguir fazer o login no Sistema. O recorde atual é de 6h26min56s.
Com o sucesso disso novas categorias foram criadas, como a categoria créditos mínimos, uma categoria mais simples e rápida, já a “mínimo 40 créditos” exige maior organização dos passos e das matérias, mas são categorias ainda emergentes.
Fora da Poli já existem grupos de competidores sendo formados e parece crescer a cada dia de interação, logo no primeiro dia (18/02) alunos FEA, IME, IF teriam criando categorias focada mais nos seus cursos. “Essa interação incentivou maior comunicação entre turmas diferentes instituições” disse uma aluna do IME.
No final, mais de 50 categorias e, aproximadamente, 100 grupos de WhatsApp sobre Speedrun foram criadas, mas o mais importante é a união dos alunos de diferentes institutos que possa durar por anos.
Maikon Semelewicy,
Engenharia Civil, 4º Ano.
Faça um comentário