Surpresa! Quem disse que o Causos da Cadopô tinha acabado? Excetuando-se o próprio redator deste texto, claro, acredito que ninguém. Ainda bem, pois vamos para o 6º episódio de Causos da Cadopô, o “Ep.5 – Bixos em dobro”. Nesse episódio, começamos num ambiente diferente, a Poli, com uma situação cotidiana: uma aluna chorando nota pro professor. Descobrimos, então, que essa aluna é do Grêmio Politécnico e que o professor em questão é um ex-morador da Cadopô (para quem não conhece, a Casa do Politécnico “Cadopô” era um prédio em que dezenas de estudantes, majoritariamente da Poli, moravam na segunda metade do século XX).
O professor, enquanto leva a aluna para a Cadopô, conta sua chegada na casa. A história prossegue e percebemos, pela fala dele, como a organização da moradia era feita de modo que todos os moradores assumissem responsabilidades mas, principalmente, se integrassem e formassem uma, voilà, família. No trecho, vemos como é feita a recepção dos bixos, com processo seletivo para a Casa e uma grande festa.
Após isso, temos o reencontro de Ângela e Seu Janô, e enquanto ela tenta contar algo importante, ele a interrompe para contar um causo. É nesse momento que temos o auge do episódio 5 e o que mostra que não é um podcast, mas sim uma “podpeça”. O cuidado maior do GTP em fazer algo bem feito já fica evidente aí: na hora que o bixo Mauri aparece. Não sei dizer como fizeram isso, mas o Mauri tem VOZ de bixo. Você nem vê, mas sabe que ele é bixo. Quando ele liga para os pais, o cuidado em usar o toque de um telefone da época (curiosamente, 31 de março de 1964), e toda a conversa com seus pais fazendo com que você se imerja completamente na história.
O desfecho do episódio mostra a intenção do Grêmio em realizar a reintegração de posse da Cadopô, contado pela Ângela. O problema é que, para executar isso, todos vão ter que sair do prédio para isso. “Coméquié?” — não tem expressão mais seujanora possível. O gancho para o próximo episódio é excelente, já consigo ouvir o Seu Janô resmungando e reclamando, trancando as portas e dizendo que não sai por nada. A nova temporada de episódios começa com personagens novos e um novo arco e, vindo do GTP, espero que seja ainda melhor que a primeira.
Arthur Belvel,
Engenharia Mecânica, 2º ano.
Faça um comentário