Qual o maior jogador de basquete de todos os tempos?

LeBron Raymone James x Michael Jeffrey Jordan (Reprodução: MARCA)
Por Lucas Dorna de Mello — Engenharia de Produção, 2º ano. 

A discussão de quem é o maior da história ocorre em todos os esportes. Em alguns deles, essa decisão é unânime, como no tênis feminino e na natação masculina, em que Serena Williams e Michael Felps são considerados os melhores de todos os tempos com certa folga. Contudo, nos dias de hoje, muito se discute nas redes sociais sobre quem é o GOAT (greatest of all time) do basquetebol. As opiniões se dividem entre a lenda do Chicago Bulls Michael Jordan e a atual estrela da NBA LeBron James.

Como comparar as duas estrelas?

A dificuldade em compararmos LeBron e Jordan consiste, principalmente, no fato de a trajetória de suas carreiras serem totalmente diferentes. LeBron atuou em mais times, jogou mais jogos, tem uma quantidade maior de recordes, mas, ao mesmo tempo, possui menos títulos e não deixará um legado do tamanho que Jordan deixou no Chicago Bulls. Sendo assim, iremos tópico por tópico analisando diversos quesitos de cada jogador.

Trajetória e legado.

Michael Jordan foi “draftado” em 1984, na terceira posição pelo Chicago Bulls. A franquia, até então, não tinha expressividade na liga e não possuía nenhum título, essa lembrança é mascarada nos dias atuais pela história escrita por Jordan. Graças a ele, hoje, a franquia figura como a quarta mais lucrativa da liga e tem sua imagem marcada na história do basquete, mas não podemos ignorar que antes da era Jordan o time era pequeno, e Michael foi o cerne da mudança de patamar do time. O Chicago Bulls foi de 0 títulos para 3 consecutivos de 1991 até 1993, uma pausa causada pela aposentadoria de Jordan, e mais três títulos consecutivos após sua volta de 1996 até 1998. É importante lembrar que apenas outros dois times fizeram esse feito: Los Angeles Lakers e Boston Celtics.

Em termos de popularização do esporte e revolução no estilo de jogo, Jordan é referência. Ele acrescentou uma explosividade que era rara para a época, seu estilo de jogo mudou o meta do basquete. Sua atuação era dominante e implacável, mesmo se aposentando e voltando para a NBA duas vezes — uma durante o auge da sua carreira no Bulls e uma bem curta quando voltou para jogar no Washington Wizards —, sua atuação era nível All Star.

Já LeBron possui uma carreira mais fragmentada. Até então, a estrela da NBA já teve passagem por 3 times. Em todos eles, LeBron ganhou ao menos um título. Contudo LeBron não possui algo do tamanho do que Jordan criou. O mais próximo que ele conseguiu chegar de Jordan foi na sua passagem por Cleveland, onde, sem dúvida, LeBron é o melhor da história. Cleveland é uma franquia bem pequena e LeBron conseguiu montar um time campeão e trouxe uma taça para o time. Apesar de sua primeira saída do time ter sido turbulenta, ele voltou para a equipe. Isso mostra o quanto ele considera a franquia e como ele mudou o patamar dela como ninguém antes havia feito.

A carreira de LeBron James é a mais longa da história em alto nível. Atualmente, ele é um dos jogadores mais velhos da NBA e ainda continua com médias próximas dos 30 pontos, sendo, indiscutivelmente, um dos melhores jogadores da liga. Em termos de longevidade, LeBron está muito à frente de Jordan. 

A arte de jogar basquete

Ambos os jogadores são dominantes dos dois lados da quadra e possuem um estilo de jogo bem diferente um do outro, o que dificulta a análise. Contudo, em termos de ser especialista no esporte, podemos colocar LeBron a frente pela sua versatilidade e adaptabilidade. LeBron já jogou em todas as posições do basquete, enquanto Jordan se limitava à posição de ala.

Comparação entre LeBron e Jordan

 

 

 

 

 

 

 

 

 

É muito difícil bater o martelo sobre quem é melhor, o nível de ambos é surreal. O que podemos definir com certa tranquilidade é que Jordan é um scorer melhor, e LeBron, um jogador de basquete mais completo, pela sua adaptabilidade em jogar em qualquer posição com excelência.

Opinião do redator

Na minha opinião, Jordan é o maior jogador de todos os tempos. Seu legado no Chicago Bulls é algo que nenhum outro jogador repetiu. Ele ganhou três campeonatos seguidos, aposentou-se e mudou todos os seus aspectos físicos para jogar beisebol. Após sua curta carreira no esporte, ele voltou para o basquete e ganhou novamente três títulos seguidos. Levando em consideração a dificuldade da liga na época, com lendas como Charles Barkley, Patrick Ewing, Hakeem Olajuwon, Gary Payton, Clyde Drexler, Karl Malone (terceiro maior cestinha de todos os tempos) e Reggie Miller, a dificuldade era imensa, e, mesmo assim, Michael era dominante.

Sua importância para a difusão do basquete mundialmente foi gigantesca, Jordan colocou a NBA em um escopo mundial. Ele era o atleta mais popular do mundo nos anos 90, transformou o basquete em algo além do esporte, tornou-se moda e cultura — seu tênis Air Jordan foi um divisor de águas, fazendo com que os tênis para basquete passassem a ser usados como itens de moda, para além da quadra. Outro ponto que deve ser considerado é sua participação nas Olimpíadas, com dois ouros conquistados. O time dos estados nas olimpíadas em Los Angeles e Barcelona foi a vitrine perfeita para a popularização da NBA mundialmente.

Contudo, LeBron James pode ser considerado o melhor atleta da história do basquete. Até agora, são 19 anos jogando em altíssimo nível. Sua longevidade no esporte é única. Jordan não teve uma carreira tão longa, mas, mesmo que tivesse, ao compararmos o nível em que LeBron joga hoje e o de Michael Jordan no Washington Wizards, no final de sua carreira, LeBron tem muito mais qualidade enquanto velho. 

Além disso, LeBron é completo em todos os sentidos: é ótimo dos dois lados da quadra, apesar de seu rendimento na defesa ter sido prejudicado por conta da idade, e tem a versatilidade de jogar em qualquer posição. Ele já atuou em todas as posições, sendo a mais recente a de center no Los Angeles Lakers. Embora o time não esteja em uma fase boa, LeBron conseguiu desempenhar a função muito bem.

Há muitas opiniões acerca dessa discussão, fiquem à vontade para comentar a de vocês e o que vocês acharam do texto. Deixo definida aqui a minha decisão final: Michael Jeffrey Jordan é o maior jogador de basquete de todos os tempos, e LeBron Raymone James é o maior atleta de basquete de todos os tempos. 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*