O procedimento pode ser feito pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até 4 de maio.
Por Mateus de Pina Nascimento — Engenharia Mecatrônica, 2º ano.
Em 2022, pela primeira vez, é possível tirar o título eleitoral sem sequer sair de casa. Uma vez que não haverá coleta de dados biométricos, em decorrência da pandemia, não é necessário comparecer presencialmente em um cartório eleitoral. Basta ter um computador ou celular com acesso à internet e realizar o atendimento remotamente.
Pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é possível tirar o título, imprimir sua segunda via, transferir o domicílio eleitoral, alterar dados pessoais (como o nome social para pessoas trans) e trocar o local de votação, entre outros serviços.
Apesar de o voto não ser obrigatório para quem tem entre 16 e 18 anos, os jovens dessa faixa etária também podem tirar o título de eleitor para votar nas eleições de outubro. Inclusive, quem completa 16 anos antes do dia das eleições também pode solicitar o título.
Passo a passo para tirar o título de eleitor pela internet
- Acesse o Título Net, no site do TSE;
- Selecione “TIRE SEU TÍTULO”;
- Você será redirecionado para a página de atendimento à distância. No final dela, na seção “Faça seu requerimento”, clique em “Iniciar seu atendimento a distância“;
- Será necessário informar o estado de atendimento e anexar a documentação exigida, listada a seguir:
- Documento de identificação (RG, carteira de trabalho ou passaporte);
- Selfie segurando, ao lado do rosto, o documento de identificação com foto para frente;
- Comprovante de residência atualizado;
- Comprovante de quitação de serviço militar (para homens entre 18 e 45 anos que ainda não tenham título eleitoral).
- Em seguida, selecione a opção “NÃO TENHO” para título de eleitor e preencha o formulário informando nome completo, data de nascimento e nome dos pais — caso o nome dos pais não conste no registro de nascimento, selecione a opção abaixo do campo.
Após o envio do formulário, os dados e documentos serão analisados pela Justiça Eleitoral. É possível acompanhar o status do requerimento feito no mesmo site, na aba “Acompanhe o seu requerimento”. Vale destacar que o título de eleitor não será entregue em sua casa; ele é 100% digital e será enviado para o endereço de e-mail indicado no requerimento.
Depois de aprovado o pedido, o(a) eleitor(a) pode baixar o aplicativo “e-Título” (disponível para iOS e Android) e apresentar no seu local de votação.
As eleições de 2022 elegem presidente do Brasil, governadores, deputados e senadores. O primeiro turno ocorre em 2 de outubro e os cidadãos voltam às urnas no dia 30 do mesmo mês, em caso de segundo turno. O cadastro eleitoral deve ser feito até 4 de maio.
Faça um comentário