Tópicos de Pesquisa nas Ciências Contemporâneas (PRG0006)

(1 crédito-aula e 2 créditos-trabalho)

Por Carolina Mendes Esposito (Engenharia Civil)

Oferecida de forma totalmente remota, conta com questionários e vídeos semanais (de até vinte minutos) que abrangiam tópicos (como evidenciado no título da matéria) de pesquisa nas ciências contemporâneas, como: gravimetria, neurociência computacional e biofotônica. Esses nomes, mesmo que grandes e fora do que vemos na Poli, são explicados de forma simples e didática, já que a matéria é oferecida para toda a USP.

Além disso, 60% da nota é composta com base em um texto de divulgação científica. Sua construção é feita ao longo do semestre com entregas pré-definidas de três versões, avaliadas tanto pelos monitores como por alguns alunos, tornando a experiência ainda mais legal e integrativa (ainda que toda à distância).

Recomendo muito essa matéria por promover o desenvolvimento acadêmico dos alunos, tanto na parte da escrita como nos conhecimentos atuais apresentados. Isso sem contar o fato de ser online e ter atividades que podem ser feitas com uma dedicação de uma a duas horas na semana, que não são difíceis ou muito exigentes em questão de conteúdo e aprofundamento.

Nota: 9,5

1 Trackback / Pingback