30º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo

1º dia das apresentações da Engenharia no SIICUSP (Reprodução: Poli-USP)
Por Carolina Mendes Esposito — Engenharia Civil, 3° ano.

Nos dias 27 e 28 de setembro, ocorreu na Escola Politécnica o Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo (SIICUSP). Esse evento, em sua 30ª edição, ocorre anualmente e contou com a participação de quase duzentos alunos da graduação das diferentes engenharias, e retornou, após dois anos, ao seu molde presencial — exceto para os trinta e dois alunos que estão realizando intercâmbio pela Escola, que apresentarão remotamente em outro momento.

Diferente dos outros anos, a proposta para esse simpósio era que os alunos pesquisadores tivessem a oportunidade de assistir à apresentação de seus colegas, que têm projetos na mesma área da engenharia e, em alguns casos, até no mesmo departamento — o que proporciona uma troca de conhecimentos e experiências entre os politécnicos. Dentro de cada roda de pesquisa, os alunos tinham cinco minutos para expor, com o auxílio de um banner, objetivos, metodologia e procedimento, resultados e conclusões de sua pesquisa, além dos agradecimentos às instituições que fomentam a pesquisa por meio de editais como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBIC/PIBITI) e Programa Unificado de Bolsa (PUB).

Após os cinco minutos expositivos, os dois avaliadores presentes, que são indicados pela Comissão de Pesquisa e já tiveram contato com um resumo do trabalho realizado pelo aluno, têm dez minutos para arguição. Isto é, esses professores, pós-doutorandos e pesquisadores colaboradores ativos definidos pela CPq podem fazer perguntas sobre o projeto, desde a metodologia e hipóteses adotadas para sua concepção até resultados obtidos pelos experimentos, além de também sugerirem outros pontos relevantes dentro da área para complementar a pesquisa em uma eventual continuação do projeto.

Nestes dois dias, a movimentação no Vão do Biênio engajou diversas esferas da Escola Politécnica, contando com a apresentação dos alunos de apresentação e a visitação de professores, colegas, familiares e outros pesquisadores. O ambiente de incentivo ao conhecimento e desenvolvimento de novas tecnologias, que abrangem tópicos variados — como a engenharia aplicada na saúde, no transporte urbano e uso de inteligência artificial — evidencia um pilar da Universidade de São Paulo: a pesquisa.

O SIICUSP já se encerrou na Escola Politécnica, contudo, para interessados em iniciar uma pesquisa ou conhecer mais sobre essa vertente para uma possível carreira acadêmica e de pesquisa, no canal de YouTube da Poli serão disponibilizados vídeos de cinco minutos com a apresentação de todos alunos presentes no Simpósio deste ano e dos anos anteriores. Além disso, outras apresentações acontecerão nos outros institutos até o fim de outubro e a data e local das apresentações pode ser encontrada aqui.