(2 créditos-aula e 1 crédito-trabalho)
Por Luiz Antônio Melo (Engenharia Ambiental)
Em 2023.1, recém-ingresso na Engenharia Ambiental (apesar de no 3° ano da Poli), estava querendo expandir horizontes e acabei me deparando com uma matéria muito interessante e que muito agregou para mim enquanto futuro Engenheiro Ambiental.
Estou falando da CRP0448, Ecologia e Comunicação Mercadológica, oferecida pelo Departamento de Relações Públicas da ECA sob a cátedra do Prof. Gino Giacomini Filho. Foi uma disciplina que me agradou em diversos aspectos, os quais irei listar a seguir.
Inicialmente, o oferecimento dela era às sextas-feiras, começando às 10h até 11h45. Esse horário muito me agradou porque me permitia começar a sexta com mais tranquilidade e num horário mais tarde. Falando da disciplina em si, a turma era pequena (cerca de 15 pessoas) e profundamente heterogênea: alguns Ambientais, como eu, mas haviam alunos da Publicidade e Propaganda, Biologia, Jornalismo, além de dois alunos especiais. A dinâmica da disciplina ajudou muito a aproveitar esse ambiente já que ela consistia, basicamente, em ler um artigo de poucas páginas em casa, que seria apresentado com mais profundidade na aula e discutido em sala.
Os temas dos artigos, nessa perspectiva, eram muito bem escolhidos e trouxeram excelentes reflexões sobre como a comunicação permeia a ecologia, tanto no marketing, quanto na publicidade e nas comunicações empresariais. Por fim, a avaliação da disciplina consistia em escrever um texto de dois ou três parágrafos ao fim de cada aula, para ser entregue ali mesmo, e que versava acerca de uma pergunta relacionada com o tema discutido.
Em suma, é uma matéria excelente, que quebra muito a dinâmica politécnica e que desafia e instiga o desenvolvimento de outras capacidades, como a de escrita, debate e interpessoal. Recomendo demais.
Nota: 10
Faça um comentário