Automação e controle (PRO3252)

(4 créditos-aula e 0 créditos-trabalho)

Por Felipe Palvarini (Engenharia Elétrica)

Decidi fazer a matéria PRO 3252, obrigatória para os alunos do quarto semestre da Engenharia de Produção, como optativa no segundo semestre do ano passado. Minha ideia era conhecer um pouco mais da área do controle com o intuito de decidir se escolheria essa ênfase no quarto ano (curso engenharia elétrica), porém sem me aprofundar tanto como se eu tivesse escolhido alguma matéria da ênfase. Em geral, minha avaliação da matéria foi negativa e escrevo esse texto tanto para alertar alunos que estejam na mesma situação que eu quanto para propor críticas construtivas e sugestões.

A disciplina, que em anos anteriores contava com 3 provas, teve apenas 1 prova, o que acabou sendo bastante prejudicial para os alunos. Dos quase 100 alunos das duas turmas somadas, apenas 4 pessoas tiraram mais que 5 na prova e 48 tiveram que fazer recuperação, dado completamente fora da curva quando comparado aos anos anteriores. Isso pode ser explicado pela elaboração de uma prova completamente fora da realidade, que cobrava a matéria do ano inteiro, com um enorme número de questões e com tempo reduzido, de tal forma que não era possível terminar a prova a tempo. Foi como se fossem feitas 3 provas para serem resolvidas no tempo de uma.

Agora, sobre o trabalho. Fizemos um trabalho de campo com visitas a empresas que envolvem automação em seu dia a dia, com o intuito de conhecer um pouco mais essa realidade e entender as melhorias trazidas pela automação. Em geral, achei a forma como o trabalho foi elaborado positiva, com comentários pertinentes e auxílio dos professores e da monitora, que intermediavam a relação dos alunos com as empresas para que pudéssemos fazer as visitas. As notas dos alunos no trabalho foram em geral boas, auxiliando na aprovação.

No que tange às aulas, tive uma experiência negativa. O modelo de aulas expositivas com quase 4 horas de duração em uma sexta-feira não era bom para ninguém, nem para alunos nem para os professores. Além disso, as aulas não eram muito condizentes com o conteúdo para a prova e eu só senti que fui aprender a matéria quando estudei por conta própria desde o início a matéria inteira. Em compensação, alguns dos slides fornecidos eram realmente bons e me ajudaram a estudar.

Acerca da prova de recuperação, considero que vários erros da prova foram consertados, com ênfase para o tempo de prova, aumentado de 1h40min para 3h. A recuperação foi uma prova que cobrou todo o conteúdo do ano, porém de forma muito mais factível e realista, demonstrando que o problema não era o conteúdo nem os alunos ou professores, e sim o modelo de provas escolhido.

Em síntese, não me arrependo completamente de ter pego essa matéria e até acho que aproveitei a disciplina, principalmente quando estudei sozinho para a rec. Porém, não recomendo a matéria para ninguém. Algumas sugestões que posso dar são avaliações mais constantes, como testinhos, aulas divididas em 2 dias e mais condizentes com o conteúdo da prova e 3 provas. Dessa forma, creio que o conteúdo seja muito melhor absorvido pelos alunos e que as notas aumentem significativamente.

Nota: 4

1 Trackback / Pingback