O Politécnico optou: Segunda Interação

Aba "Acompanhamentos" do JupiterWeb

Disciplinas optativas sempre são um tópico sensível para a graduação do politécnico. A disparidade do número de trabalho exigido perante o número de créditos, o formato de aulas muitas vezes não funcional e, acima de tudo, a falta de informação sobre essas matérias fazem com que essa escolha nunca seja fácil. Junta-se a isso a rotina exaustiva que a graduação na Poli impõe e se gera um desânimo geral para explorar novas áreas na graduação. Tendo isso em mente, foi escrita a segunda edição da coluna “O Politécnico Optou”, dessa vez voltada à segunda interação de matrícula.

A equipe editorial d’O Politécnico agradece muito aos estudantes que ajudaram ao compartilhar suas experiências nas mais diversas disciplinas optativas. Além disso,  todos são convidados para participar deste projeto no futuro! Caso queira nos ajudar a aliviar as escolhas dos estudantes da Poli, fornecendo um breve relato de uma optativa que você tenha cursado, basta entrar em contato por meio de nossas redes sociais ou do nosso site!


Tópicos de Economia das Organizações I (EAD0770) — (2 créditos-aula)

O objetivo da matéria era estudar os ambientes de negócio — as empresas, o consumidor, os concorrentes etc — e traçar, de maneira geral, os fatores que afetam as empresas. O professor Paulo Roberto Feldmann utilizava contextos históricos, como a crise do petróleo e a época militar do Brasil, para introduzir os assuntos relacionados ao mercado, visando explicar os ambientes de negócio como um todo. Para isso, as discussões da disciplina foram baseadas em relatórios mundiais do World Economic Forum (que avalia a competitividade), do Global Innovation Index (que mede o nível de inovação) e do Doing Business (que determina a facilidade de fazer negócios em um país). Além disso, eram abordados temas que compunham o ambiente externo de negócio e variáveis acerca desse tópico — que influenciam tanto o mercado interno quanto o externo —, como geopolítica, globalização, aquecimento global e a pandemia, inclusive, que foi bastante tratada. Outro tema vastamente abordado na disciplina eram previsões do futuro, análises de mercado e como e por que elas eram feitas. Alguns exemplos são pesquisas de mercado, previsões executivas, painéis de especialistas e, principalmente, o método Delphin. Aliás, em um dos trabalhos, ele disponibilizou temas (como “gig economy”, carros elétricos e energia renovável) e ensinou como traçar cenários para prever situações futuras para algum tipo de mercado.

O método avaliativo da disciplina era muito baseado nos relatórios (de competitividade, de inovação e de análise da facilidade de fazer negócios) e consistiu em trabalhos bem simples sobre eles. Eram apresentações de quinze minutos, em que o professor disponibilizou temas, como os exemplificados, e o aluno tinha que traçar o cenário do jeito que ele ensinou. Além disso, a P1 e a P2 eram provas orais muito tranquilas, em que ele dividiu a sala em grupos de cinco ou seis pessoas e ficou vinte minutos com cada um deles fazendo perguntas. Todos os temas foram explicados em aula, e o aluno deveria levantar a mão e falar o que sabia a respeito de cada um deles.

O professor gostava da participação dos alunos em aula. Ele incentivava dúvidas e comentários e dava ponto extra no final para quem participasse. Além disso, como as turmas eram pequenas, com até trinta pessoas (na minha, eram umas quinze), ele fazia chamada quando notava que poucas pessoas estavam na sala.

Nota: 7,5
Aline Costa Machado,
Engenharia de Produção, 3º ano.


Filosofia Geral III (FLF0441) — (4 créditos-aula e 2 créditos-trabalho)

Gostaria de recomendar uma disciplina que fiz na FFLCH e que achei muito legal. É a FLF0441 Filosofia Geral III (A vida não se faz sentir). Essa disciplina trabalhou com textos do Kant e de outros pensadores que me fizeram ter uma visão muito diferente do que é a nossa saúde, nossa vida e também da leitura filosófica.

Relemos partes de livros clássicos e posso dizer que a experiência foi muito gratificante. Recomendo a todos que gostam de humanas (afinal, sair da caixinha é sempre bom) que considerem a disciplina. O trabalho final foi super tranquilo e o professor também foi um amor, então tem tudo para ser uma ótima experiência.

Nota: 10
Thomas Magnum,
Engenharia Mecatrônica, 3º ano.


Inovação, Sociedade e Tecnologia (PRO3587) — (2 créditos-aula e 2 créditos-trabalho)

Sou descendente de italianos e me interesso muito pela língua e cultura do país. Inovação é um tema muito relevante e sempre tive vontade de aprender mais sobre isso, então, quando descobri que existia uma disciplina unindo esses dois interesses, inovação e italiano, resolvi me matricular. As aulas eram no horário de almoço, então não conflitavam com nenhuma outra disciplina da minha grade e, além disso, elas eram ministradas em italiano, o que foi muito legal para mim, pois estava cursando italiano no Poliglota enquanto fazia a disciplina, então foi mais uma forma de praticar e aprender. Apesar das aulas serem em italiano, o professor é brasileiro, então ele não exigia que fizéssemos perguntas ou atividades em italiano, mas os textos para leitura, vídeos e enunciados de atividades eram sempre em italiano. O professor era bem tranquilo e adorava interagir com o pessoal e tirar dúvidas e também tinha uma monitora que nos ajudava quando surgia algum probleminha (normalmente quando o professor esquecia de postar alguma coisa no Moodle ou tinha problemas com a tecnologia hahahahah). Quase toda semana tínhamos alguma atividade para realizar com o prazo de uma semana (algumas em grupo e outras individuais), mas elas não eram contabilizadas por acerto e sim por realização, então se você entregava, você recebia a nota. A avaliação foi composta por essas atividades simples (12 no total) e uma avaliação final com 20 questões sobre os textos e vídeos do semestre. Por fim, é uma disciplina simples mas ao mesmo tempo agrega curiosidades sobre a Itália e informações sobre “smart working”, inteligência artificial, o futuro do trabalho, entre outros. Vale a pena fazer, pois será um momento de distração da sua rotina e as aulas são leves e divertidas.

Nota: 10
Sophia Leal Codognoto,
Engenharia de Produção, 3º ano.


Ar Condicionado e Ventilação (PME3515) — (4 créditos-aula e 2 créditos-trabalho)

Fiz a matéria no meu quinto semestre. A disciplina era oferecida por dois professores, que se alternavam para dar as aulas nas terças e quintas, durante o horário de almoço. Os assuntos eram bastante diversos, tendo algumas partes que despertavam bastante o interesse, e outras um pouco mais difíceis de acompanhar. Já nas primeiras aulas, foi preciso formar uma dupla para o desenvolvimento do projeto semestral. Deste modo, à medida que os professores ensinavam o conteúdo, você aplicava os conceitos no seu projeto. Cada projeto tinha uma planta e especificações diferentes, mas todos envolviam cálculos de carga térmica do ambiente e o projeto das ventilações em cada cômodo.

A matéria em si é muito legal, apesar de existirem partes um pouco mais chatinhas e complicadas. Essa não é uma optativa fácil, envolve bastante esforço, mas é muito interessante, fora a vasta gama de conceitos de ventilação que hoje estão super em alta na pandemia.

Nota: 8
Ana Gabriela Lemes
Engenharia Mecânica, 4° Ano


Empreendedorismo e Modelos de Negócios (PEF3111) — (2 créditos-aula e 2 créditos-trabalho)

O conteúdo das aulas era basicamente todo baseado em apenas um livro. O professor possuía uma didática bem coach e empreendedora e passava várias recomendações de livros e de vídeos (não obrigatórios. Além disso, ele gostava bastante de interagir com os alunos; entretanto eu achava as aulas um pouco monótonas. Ele não cobrava presença e só disponibilizava o áudio das gravações das aulas. Em relação às atividades, ele costuma passar algumas, de vez em quando, mas quase nunca ficava claro se era ou não para entregar ou se era apenas opcional. A avaliação foi feita por meio de um onboarding atualizado a cada aula sobre alguma meta que estabelecemos individualmente, e tínhamos também que mentorear alguém para ajudar a completar essa meta. No geral, a matéria acabou sendo um pouco mais cansativa do que eu esperava, mas, pelo menos, o professor não era muito exigente, então não foi difícil ser aprovado.

Nota: 8
Iago Prandi de Oliveira,
Engenharia Ambiental, 3° Ano


Sustentabilidade no Setor Produtivo (PHA3513) (4 créditos-aula)

Se comparado às disciplinas de outros cursos da Poli, posso dizer que geralmente o departamento de PHA é bem tranquilo no que tange ao nível de dificuldade — em outras palavras, posso dizer que é coxa. Essa disciplina em específico foi bem trabalhosa no ensino remoto, pois existem tanto os trabalhinhos que eram para ser feitos em sala de aula de maneira individual, como os trabalhos que eram feitos em grupo de três a cinco pessoas acerca do assunto estudado em sala de aula. A professora apresentava o tema da semana e dois grupos se apresentavam sobre um determinado tema (artigo) sugerido pela professora explicando acerca  do que era tratado e durante apresentações um “forms” era aberto no e-disciplina para responder duas perguntas, uma de cada artigo e você tinha o prazo de 15 dias para responder (geralmente você lia o artigo do grupo e encontrava facilmente). Esse trabalho individual poderia ser facilmente respondido durante as apresentações, entretanto o trabalho em grupo era muito trabalhoso, pois existem politécnicos médios que não se comprometeram a ajudar nos trabalhos, o que sobrecarregou muito o meu semestre, pois tinha que fazer o trabalho de  2 pessoas. A nota vem boa? Sim, vem um notão no final se você fizer tudo certinho. Tem bons temas? Sim, pois você aprende muito acerca do assunto e é uma área interessante. A professora pega no pé? Nããão! Ela é uma fofa, bem compreensível, flexível, tem uma ótima didática e, sobretudo, domínio dos conteúdos (quando não tinha, convidava alguns professores especialistas no assunto). A aula é cansativa? Sim e muito, pois era uma manhã inteira assistindo. Mas vale a pena? Depende muito do seu objetivo: se você quiser aprender de verdade o assunto e ter um notão, vá, mas se você quiser ter um notão sem ter tanto trabalho, não vá, pois vai ser cansativo demais. 

Nota: 8
Victor de Castro Meira,
Engenharia de Produção, 3° Ano

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