O Politécnico Ouviu: “Causos da Cadopô – Ep. 2 ‘A Prova dos Noves'”

O “Ep. 2 – A Prova dos Noves”, do Grupo de Teatro da Poli (GTP), do início de dezembro, disponível do YouTube, segue a narrativa de Ângela, fiscal, e Seu Janô, zelador da Cadopô. Neste episódio, entre os corredores do terceiro andar da Casa do Politécnico, temos a continuação do ambiente gerado pelo primeiro episódio e desenvolvido no segundo: Seu Janô apresenta os cômodos do prédio enquanto conta seus “causos”.


A conversa passa por diversas histórias diferentes. A história principal contada é a de uma tática do “Cascavé”, que utilizou de provas antigas e de uma análise do perfil do professor para ensinar “bizus” para tirar, pelo menos, 9 na prova. Pode parecer uma ideia simples para nós, privilegiados do Polishare, porém, na década de 70, com certeza foi uma sacada genial. Particularmente, a história do “Kidoreia”, apesar de rápida e em segundo plano no episódio, foi a mais engraçada, com todos os absurdos que a rodeiam. O maior desenvolvimento do episódio é que Ângela, atenta às histórias e às conquistas dos ex-moradores, começa a se mostrar mais interessada na Casa e no patrimônio que ela representa.

Nesse episódio, senti que o volume da voz das personagens oscilou menos que no Ep. 1, facilitando a audição. A preocupação de incluir, além das histórias narradas, os passos de Seu Janô e Ângela enquanto vagam pela Cadopô mostra a dedicação do GTP em realizar esse episódio. Por fim, o gancho para o próximo episódio, fazendo menção às histórias do período da ditadura, deixa uma vontade de assistir ao próximo imediatamente.

Arthur Belvel,
Engenharia Mecânica, 1º Ano

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*