Um novo O Politécnico, para novos politécnicos!

Há 79 anos, o jornal O Politécnico vem se reinventando, marcando e documentando a história da Escola Politécnica. Agora, apresenta-se para um novo desafio: ser, simultaneamente, um jornal físico e virtual, com a mesma relevância nos dois ambientes.

Em decorrência da pandemia, explorar esses novos ares foi necessário, em um processo que expandiu completamente os horizontes d’O Politécnico. E, é claro, todo o avanço obtido nos últimos dois anos de forma alguma poderia ser descartado. Agora, com conteúdos exclusivos para cada espaço, o jornal se renova mais uma vez na vida do politécnico.

Nesta primeira edição, com um desenho de capa digno da coluna Politreco, começamos dando nossos votos de boas-vindas aos recém-chegados (tanto os velhos, quanto os novos), que valentemente enfrentarão esta nova Poli.

Como não poderia deixar de ser, trazemos diversos pontos de vista, justamente, sobre a volta à rotina presencial e seus impactos na comunidade politécnica.

Já A Politécnica propõe uma reflexão muito importante: daqui a quantos anos atingiremos a equidade em relação à formação de homens e mulheres na Escola?

Além disso, a coluna Poli apresenta uma riquíssima entrevista com o professor Mateus Botani, fazendo o leitor embarcar em uma jornada pelo encanto da educação. Paralelamente, o doutor Fábio Lofrano conta, afinal, o que corre nas veias de um professor.

Há, ainda, outros conteúdos voltados diretamente ao dia a dia do politécnico, como o sonho do intercâmbio e o da iniciação científica, além da experiência de se estar em um grupo de extensão popular.

Felizmente, o jornal não se restringe aos assuntos da Poli, sendo um ambiente acolhedor para os politécnicos exercerem sua liberdade de expressão a respeito dos mais diversos temas — inclusive, para questionar o limite dessa própria liberdade.

Nesse sentido, na parte de política, são abordados certos absurdos socialmente aceitos, em uma reflexão sobre debate público e a criação de ídolos.

E, no espaço dedicado ao esporte, a velha discussão volta à tona: qual o maior jogador de todos os tempos? LeBron ou Jordan?

Para além disso, a coluna Arte e Cultura traz uma belíssima visão sobre a vida a partir da jornada do jogo Outer Wilds, bem como observações extremamente precisas a respeito do filme Retrato de uma jovem em chamas.

Contudo, apesar de repleta de excelentes textos, a primeira edição do 79º ano do jornal tem como ponto mais importante as suas lacunas — um convite à participação do leitor. Venha fazer parte deste novo O Politécnico.