Metodologia Científica e Tecnológica (PCC3110)

(2 créditos-aula)

Por Rafael Varanda Bernardo (Engenharia Mecatrônica)

Cursei essa disciplina por recomendação dos meus veteranos, que me haviam feito propaganda positiva, elogiando o programa e a didática aplicada. Infelizmente, acabei sofrendo muito com o seu método avaliativo e com a quantidade de empenho que é necessário para absorver a matéria.

Explicando um pouco mais sobre a disciplina: nela, você aprende sobre os métodos aplicados para fazer pesquisa, quase como se fosse um auxílio para uma futura iniciação científica que você venha a fazer. O professor realmente é apaixonado pelo assunto, o que dá um ar muito positivo às aulas, especialmente se você considera seguir carreira acadêmica ou fazer uma IC.

Contudo, a matéria exige uma dedicação tremenda, com pelo menos duas entregas por aula, o que acaba te sobrecarregando e muitas vezes tirando o gosto pelo aprendizado. As aulas frequentemente extrapolavam o limite de horário e o excesso de trabalhos em grupo acabava por provocar ansiedade antes de qualquer aula.

Em suma, é uma disciplina legal, mas somente se você tiver algum interesse pelo assunto (o que descobri não ser o meu caso). Além disso, não se engane pelo número de créditos no oferecimento, uma vez que a disciplina exige muito mais horas do que o descrito inicialmente.

Nota: 5,0


Por Samira Paulino dos Santos (Engenharia de Materiais)

Fiz essa matéria em meu ano de bixete, em uma época turbulenta. Ela exige bastante de você, com entregas semanais e um trabalho pesado para a nota, mas ela entrega tudo o que exige.

Como foi dito, o professor ensina com paixão (alguns de vocês provavelmente o conhecem de PCC3100 — a famosa PCC 1). Além disso, ele explica com detalhes profundos como funciona uma iniciação científica e sobre todos seus caminhos.

Apesar dos pontos negativos citados, acredito que aqueles que têm interesse na área de pesquisa — mesmo que acabem não trilhando esse caminho —, devem gostar bastante.

Nota: 7,0

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