Introdução à Análise Real (MAP0216)

(6 créditos-aula)

Por Arthur Belvel Fernandes (Engenharia Mecânica)

Cursei “Introdução à Análise Real” em 2020.2, com o professor Rodrigo Bissacot. Já tinha sido avisado que era uma disciplina extremamente difícil e que alguns alunos da Poli cursavam por conta de ajudar em certos processos de DD na França. Resolvi cursar e foi uma experiência à parte, especialmente porque era bixo.

Não tem pré-requisito, porque você aprende a matemática do básico (literalmente criando o conjunto dos naturais), mas é interessante ter feito Cálculo I.

Resumiria dizendo que a gente aprende coisas muito parecidas com o Cálculo da Poli, mas trocando tudo que os professores dizem “dá pra provar que” por “vamos provar que”. Literalmente tudo, desde como somar até a como integrar.

A disciplina realmente demanda muito do aluno, foi a que mais me dediquei de longe, passava horas fazendo as provas (todas de demonstrações, fuja se não gostar) e as listas (que foram várias) davam pelo menos umas 20 páginas cada. Além disso, eram 6 créditos-aula, mas a aula era excelente, os monitores, muito dedicados e a matéria provavelmente tinha as conclusões mais bonitas que eu aprendi na graduação — uma ode à matemática.

Nota: 9,1

1 Trackback / Pingback