Inovação, Sociedade e Tecnologia (PRO3587)

(2 créditos-aula e 2 créditos-trabalho)

Por Sophia Leal Codognoto (Engenharia de Produção)

Sou descendente de italianos e me interesso muito pela língua e cultura do país. Inovação é um tema muito relevante e sempre tive vontade de aprender mais sobre isso, então, quando descobri que existia uma disciplina unindo esses dois interesses, inovação e italiano, resolvi me matricular. As aulas eram no horário de almoço, então não conflitavam com nenhuma outra disciplina da minha grade e, além disso, elas eram ministradas em italiano, o que foi muito legal para mim, pois estava cursando italiano no Poliglota enquanto fazia a disciplina, então foi mais uma forma de praticar e aprender. Apesar das aulas serem em italiano, o professor é brasileiro, então ele não exigia que fizéssemos perguntas ou atividades em italiano, mas os textos para leitura, vídeos e enunciados de atividades eram sempre em italiano. O professor era bem tranquilo e adorava interagir com o pessoal e tirar dúvidas e também tinha uma monitora que nos ajudava quando surgia algum probleminha (normalmente quando o professor esquecia de postar alguma coisa no Moodle ou tinha problemas com a tecnologia hahahahah). Quase toda semana tínhamos alguma atividade para realizar com o prazo de uma semana (algumas em grupo e outras individuais), mas elas não eram contabilizadas por acerto e sim por realização, então se você entregava, você recebia a nota. A avaliação foi composta por essas atividades simples (12 no total) e uma avaliação final com 20 questões sobre os textos e vídeos do semestre. Por fim, é uma disciplina simples mas ao mesmo tempo agrega curiosidades sobre a Itália e informações sobre “smart working”, inteligência artificial, o futuro do trabalho, entre outros. Vale a pena fazer, pois será um momento de distração da sua rotina e as aulas são leves e divertidas.

Nota: 10,0

Por Murilo Ferreira Noronha (Engenharia de Produção)

Disciplina lecionada, a princípio, em italiano. Mas não pule essa recomendação! Não é necessário (e acredito que nem esperado) que você tenha domínio em italiano ou algum conhecimento prévio. Tranquila, divertida e muito interessante. Um ambiente em que você poderá adquirir um pequeno conhecimento na cultura italiana, no idioma e na compreensão de texto, nas novidades da indústria e na dinâmica de trabalho.

Durante as aulas parcialmente expositivas, o professor busca a dinamicidade, incentivando a participação dos alunos na interpretação dos textos ou argumentação sobre as temáticas abordadas. Não é necessário se preocupar com nenhuma espécie de lista de exercícios para casa, embora ocasionalmente haja leituras recomendadas, não obrigatórias. Em algumas aulas o professor poderá propor atividades em duplas, envolvendo compreensão de texto (com Google Tradutor e toda sorte de tecnologia permitidos) ou ainda breves pesquisas sobre temas como futuro e dinâmicas de trabalho. Não é necessário se desesperar! Em meu semestre, quando o tempo da aula não era suficiente para as apresentações de todas as duplas, a aula seguinte supria o problema. O interesse ao tema e o entretenimento com a cultura italiana não devem ser ofuscados pela parte burocrática de uma disciplina: os critérios de avaliação, que, como minha argumentação já estava sugerindo, não são rigorosos.

Ao fim, provavelmente fará uma prova muito tranquila após dar boas risadas semanais dentro do semestre puxado por conta de qualquer disciplina, menos esta.

Nota: 10,0

Por Fernanda Soares (Engenharia de Produção)

Calma! Não precisa saber italiano para cursar essa disciplina, nem muito menos preparar uma pizza, basta apenas uma pitadinha de curiosidade. Provavelmente o maior objetivo do leitor que aqui corre os olhos pelas análises de alguns politécnicos sobre as mais diversas optativas é saber se a matéria em questão possui uma avaliação tranquila, ou seja, o popularmente “coxa”. E para acalmar os corações ansiosos, já adianto que sim a disciplina possui critérios de avaliações suaves, geralmente sendo composto  por algumas atividades em sala durante o semestre que não valem nota, mas que servem como um preparatório para uma prova aplicado ao final, essa em questão é formulada pelo professor e possui questões bem tranquilas e com a possibilidade de acesso a matérias de consulta e Internet. Agora, voltando um pouco para detalhes menos atrativos, a disciplina tem como objetivo trazer um pouco do panorama da Inovação tecnológica e os impactos na sociedade, tendo como foco principal a análise da realidade italiana. Todas as aulas são ministradas em italiano pelo professor, todavia não existe nenhuma cobrança de que essa comunicação seja feita dessa forma por parte dos alunos, de forma que para se expressar a ferramenta utilizada é o bom e velho português. Por último, mas não menos importante, o professor Clóvis Armando Alvarenga Netto vai contra todo o estereótipo de engenheiro sem coração, ele é muito compreensivo e atento a assuntos atuais e relevantes tanto à criação de conteúdos atraentes quanto a questões relativas às necessidades dos alunos.

Nota: 9,9

1 Trackback / Pingback