Empreendedorismo e Modelos de Negócios (PEF3111)

(2 créditos-aula e 2 créditos-trabalho)

Por Maikon Yukio (Engenharia Civil)

Aos que tentaram entrar em uma matéria da FEA sobre esse tema, mas que se frustraram porque o critério de nota sempre o barrou, essa é uma oportunidade de cursar esta disciplina.

Com um trabalho, no mínimo inusitado, e com aulas que somente o Siqueira pode dar, essa disciplina é uma verdadeira caixa de surpresas e, se aproveitar bem, dá para aproveitar a disciplina sem parecer que está na Poli e que arranca parte da sua vida nesses 5 anos ou mais. Para aqueles que querem uma matéria coxa para bater os créditos é bom verificar essa matéria de 2 créditos aula e 2 de trabalho.

Nota: 6,4

Por Leonardo Bispo (Engenharia Civil)

Embora seu nome seja bem sugestivo, a matéria em si é muito mais rica e recheada de surpresas do que eu esperava. O professor, além de muito conhecedor da área, traz diversos estudos e materiais dos quais não se ouve falar corriqueiramente e deixa evidenciado que há muito e material escrito sobre empreendedorismo!

A ideia dessa disciplina é montar um grupo no início das aulas e, com ele, montar um modelo de negócio a ser desenvolvido durante a caminhada. Conforme o modelo de negócios vai evoluindo vão ocorrendo apresentações, como o preenchimento de tabelas Canvas (O que lembra muito introdução ao projeto), elaboração de um modelo de negócios totalmente “do zero”, enfim, muito do que necessitamos para a desenvoltura empreendedora. Além de todas essas etapas mais trabalhosas, o professor compartilha muitas experiências conosco, e esse compartilhar não se restringe somente às experiências dele, mas também de muitos outros professores de fora do Brasil, afinal, ao voltar de suas viagens ao redor do mundo ele sempre traz uma nova história pra contar.

Essa é uma matéria optativa que vale a pena, porém, creio que tenha mais valor para alguém que esteja pensando em montar uma empresa ou startup a curto prazo – o que não é o meu foco, um mero estudante do primeiro ano de engenharia.

Nota: 8,5

Por Iago Prandi de Oliveira (Engenharia Ambiental)

O conteúdo das aulas era basicamente todo baseado em apenas um livro. O professor possuía uma didática bem coach e empreendedora e passava várias recomendações de livros e de vídeos (não obrigatórios. Além disso, ele gostava bastante de interagir com os alunos; entretanto eu achava as aulas um pouco monótonas. Ele não cobrava presença e só disponibilizava o áudio das gravações das aulas. Em relação às atividades, ele costuma passar algumas, de vez em quando, mas quase nunca ficava claro se era ou não para entregar ou se era apenas opcional. A avaliação foi feita por meio de um onboarding atualizado a cada aula sobre alguma meta que estabelecemos individualmente, e tínhamos também que mentorear alguém para ajudar a completar essa meta. No geral, a matéria acabou sendo um pouco mais cansativa do que eu esperava, mas, pelo menos, o professor não era muito exigente, então não foi difícil ser aprovado.

Nota: 8,0

Por Thiago Dafico (Civil)

A matéria é uma das optativas sugeridas para o curso de Engenharia Civil, mas aborda temas relevantes para todos os cursos da Poli. Cursei no segundo semestre de 2020 mas, para 2023 consta oferecimento para o primeiro semestre no Júpiter. As aulas tinham como base o processo para construção de uma startup proposto pelo livro “Empreendedorismo Disciplinado”, do professor Bill Aulet, abordando desde o início da concepção até o crescimento do negócio. Paralelamente, conceitos importantes de finanças e modelos de negócios eram introduzidos para auxiliar a compreensão do aluno. Para aprovação na matéria, os alunos deveriam desenvolver alguns trabalhos individuais motivados pelos processos do livro. A ideia era acompanhar o desenvolvimento de um projeto pessoal no qual fossem aplicados os conceitos aprendidos na disciplina, com acompanhamento periódico do professor. A disciplina foi super interessante, principalmente para termos visões fora da engenharia técnica das matérias obrigatórias da Poli, apresentando outras possibilidades profissionais para o engenheiro.

Nota: 8,0

2 Trackbacks / Pingbacks