(4 créditos-aula)
Por Maikon Yukio (Engenharia Civil)
Um tema que é pauta nas diversas áreas, não só da engenharia, é a sustentabilidade e vejo que cada vez mais o profissional deve estar preparado para melhor aplicá-la.
Para quem não reparou na sigla da disciplina ela pertence ao módulo vermelho, sendo uma optativa eletiva do módulo de Sustentabilidade e pode ser uma preocupação para alguns alunos, principalmente em realizar o trabalho em grupo (isso pareceu ao conversar com os outros dois que realizam a disciplina comigo que não era do módulo!), mas venho tranquilizar e dizer que é mais tranquilo que parece.
Se as aulas do próximo semestre forem presenciais eu quero dizer para aproveitar o trabalho prático, pois interagir com os donos e empreendedores parece ser mais interessante que ler relatórios de sustentabilidade, mas devido a pandemia foi difícil encontrar alguém disponível.
E, para os alunos da Civil e que tiveram aula com a Amarilis em Engenharia e Meio Ambiente, digo que muito dessa matéria ser algo tedioso é o repetir muito que já foi apresentado no ensino médio e outra parte são as famosas e confusas provas do PHA, mas nesta disciplina não tem!
Um último ponto é verificar o horário, porque dependendo da grade terá 20 minutos de almoço (talvez esse tempo seja de deslocação!) e que pode atrapalhar o aluno.
Nota: 8,7
Por Victor de Castro Meira (Engenharia de Produção)
Se comparado às disciplinas de outros cursos da Poli, posso dizer que geralmente o departamento de PHA é bem tranquilo no que tange ao nível de dificuldade — em outras palavras, posso dizer que é coxa. Essa disciplina em específico foi bem trabalhosa no ensino remoto, pois existem tanto os trabalhinhos que eram para ser feitos em sala de aula de maneira individual, como os trabalhos que eram feitos em grupo de três a cinco pessoas acerca do assunto estudado em sala de aula. A professora apresentava o tema da semana e dois grupos se apresentavam sobre um determinado tema (artigo) sugerido pela professora explicando acerca do que era tratado e durante apresentações um “forms” era aberto no e-disciplina para responder duas perguntas, uma de cada artigo e você tinha o prazo de 15 dias para responder (geralmente você lia o artigo do grupo e encontrava facilmente). Esse trabalho individual poderia ser facilmente respondido durante as apresentações, entretanto o trabalho em grupo era muito trabalhoso, pois existem politécnicos médios que não se comprometeram a ajudar nos trabalhos, o que sobrecarregou muito o meu semestre, pois tinha que fazer o trabalho de 2 pessoas. A nota vem boa? Sim, vem um notão no final se você fizer tudo certinho. Tem bons temas? Sim, pois você aprende muito acerca do assunto e é uma área interessante. A professora pega no pé? Nããão! Ela é uma fofa, bem compreensível, flexível, tem uma ótima didática e, sobretudo, domínio dos conteúdos (quando não tinha, convidava alguns professores especialistas no assunto). A aula é cansativa? Sim e muito, pois era uma manhã inteira assistindo. Mas vale a pena? Depende muito do seu objetivo: se você quiser aprender de verdade o assunto e ter um notão, vá, mas se você quiser ter um notão sem ter tanto trabalho, não vá, pois vai ser cansativo demais.
Nota: 8,0
Faça um comentário