(2 créditos-aula e 2 créditos-trabalho)
Por Beatriz Bicudo (Engenharia Elétrica)
A ideia da matéria é que os alunos, em grupos, desenvolvam projetos que a partir de aplicações de tecnologia busquem soluções linkadas ao desenvolvimento social de qualquer tipo de grupo. Nas primeiras aulas, foram apresentados textos motivadores e dados bem interessantes com relação a questões como saneamento básico, acesso à energia elétrica, educação etc e, com isso, os alunos deveriam escolher temas que julgassem relevantes e pensassem em como a Engenharia poderia auxiliar nesses contextos.
No caso da minha dupla, estudamos instalações elétricas em residências de baixa renda e principalmente como garantir a segurança dessas redes e para isso tivemos que estudar a “técnica” por trás, propondo também como levar a conscientização disso para a população. Foi bem interessante poder desenvolver uma aplicação prática de Engenharia estando ligada diretamente à segurança das casas e principalmente poder, de fato, projetar a partir de algo que nós tínhamos pensado e tínhamos interesse.
Outro ponto bem legal da matéria eram as aulas de acompanhamento dos projetos, em que cada grupo apresentava a evolução do seu projeto e podíamos ver diferentes propostas, desde relacionadas à educação financeira até à pobreza menstrual. Minha única crítica à disciplina está mais ao oferecimento de maneira remota (ainda dei sorte de ter sido o primeiro oferecimento da disciplina) que acabou não tendo tantos momentos de discussão com toda a turma sobre os diferentes projetos, restringindo-se aos momentos de acompanhamento do andamento deles, então, os grupos pouco interagiram entre si.
Nota: 9,0
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