Segurança em Laboratórios de Ensino e Pesquisa (PRG0012)

(2 créditos-aula e 1 crédito-trabalho)

Por Samira Paulino dos Santos (Engenharia de Materiais)

É uma matéria que evoca a lembrança dos tempos online. É dada nessa modalidade, com uma ameaça de prova presencial que não ocorreu no primeiro semestre de 2022.

Eu tentei pegá-la durante o EAD, mas não consegui devido a lotação de turmas e a intensa busca por matérias assim  — as famosas PRG. Contudo, consegui pegá-la no meu terceiro ano a partir de um requerimento e o aumento de vagas que teve – então, se você realmente estiver interessado, as chances são razoavelmente tranquilas de conseguir cursá-la.

Quanto ao conteúdo, é muito do que diz o título. Você vai aprender sobre Perigo, Exposição e Risco em laboratório a partir de aulas gravadas e realizar testinhos semanais; por causa disso, recomendo pegá-la com seus colegas de curso, o que não deve ser nem um pouco díficil. Se você é daqueles que busca gabaritar todas aquelas optativas da universidade, PRG0012 deve estar em seu plano de formatura.

A prova final, assíncrona, ficou alguns dias aberta e tinha muito a ver com o conteúdo. Provavelmente será uma ameaça maior se um dia for dada de maneira presencial, mas na modalidade online foi tranquila, de uma maneira geral.

Nota: 9,0

Por Vinicius Murbach Toth (Engenharia de Materiais)

Segurança em Laboratórios de Ensino e Pesquisa é uma disciplina oferecida pela Pró-Reitoria de Graduação, muito interessante e útil para Poli, tendo em vista o grande número de laboratórios presentes em todas as engenharias, alguns já realizados no primeiro semestre. Essa optativa é composta de videoaulas que foram gravadas durante a pandemia por dois docentes do Instituto de Química, Nadja Cristhina de Souza Pinto e Reinaldo Camino Bazito, que são bem didáticos e falam, desde uma escala mais ampla, sobre risco e perigo. Algumas partes das aulas acabam sendo um pouco mais técnicas, por haver muita explicação sobre normas, símbolos e frases de segurança, os quais podem ser identificados nos frascos de substâncias.

Outro tópico explorado é a avaliação do risco de locais quaisquer e da realização de determinados processos. São abordados e estudados os riscos físicos, biológicos e químicos, através do conceito RAMP (Reconhecer perigos, Avaliar os riscos, Minimizá-los e Preparar-se para emergências). A matéria vai desde tópicos bem básicos até outros bem relevantes e interessantes, mas vale destacar que ela é uma disciplina introdutória e que não explora a fundo os conteúdos.

Quanto à avaliação, são 4 “testinhos” ao longo do semestre, que ficam abertos para a realização durante uma semana. Ao fim do conteúdo, também há uma prova on-line. Tanto os testes quanto a prova são bem tranquilos, e o material fornecido, juntamente com as videoaulas, supre bem o que é requisitado.

Dessa forma, recomendo a disciplina, que já é de certa maneira bem popular entre os alunos, principalmente para quem está com a carga horária complicada, pois as aulas são assíncronas. É uma matéria que não vai ser nem um pouco desgastante e os professores são bem flexíveis, inclusive aceitando com facilidade os requerimentos.

Nota: 10