Judaísmo, Modernidade e Holocausto (FLO0675)

(2 créditos-aula e 2 crédito-trabalho)

Por Frederico Simões Strangis Cumino (Engenharia de Produção)

Sempre que me pedirem recomendação para uma optativa, a primeira que virá à minha cabeça é “Judaísmo, Modernidade e Holocausto”. Cursei ela presencialmente no semestre ímpar de 2022. Ela acontecia toda quinta-feira das 19h30 até às 21h no prédio da Letras na FFLCH.

A matéria começa com uma contextualização do desenvolvimento do antissemitismo na Europa desde a Idade Média até a modernidade. Depois, são estudadas as características e ascensão do nazifascismo na Itália e, principalmente, na Alemanha. Por fim, a disciplina é finalizada com algumas aulas sobre o Holocausto e a solução final. É importante pontuar que, por vezes, o conteúdo pode ser sensível.

Para toda aula, existe uma leitura obrigatória, entretanto isso não é cobrado ou controlado, fazendo com que essa atividade se torne quase facultativa. O método avaliativo final é um texto sobre um filme, escolhido pelo aluno em uma lista fornecida pela professora, utilizando as leituras do semestre como bibliografia. Confesso que, como qualquer Politécnico, escrevi correndo o trabalho final, no dia da entrada, e ainda consegui tirar 7.

Há controle de presença por meio de lista de assinatura que é trocada a cada 3 semanas. De qualquer forma, recomendaria a todos que fossem às aulas. Foi uma experiência muito enriquecedora e educativa para mim.

Nota: 10,0

1 Trackback / Pingback