Computação Visual (PSI3572)

(4 créditos-aula)

Por Wu Kam Long (Engenharia Mecatrônica)

Comecei a cursar por interesse no assunto e pelas recomendações de colegas que fizeram no EAD. Achei que teriam mais aplicações práticas (não teve nenhuma), mas assim como muitas disciplinas da Poli, ela tem muito enfoque na parte teórica.

O assunto da disciplina é bem abrangente, vai desde uma visão geral de síntese de imagens até formas de modelagem e renderização. É um curso bastante expositivo principalmente quanto a exemplos de aplicações e ferramentas. Sobre a avaliação em si: não diria que é coxa, tem apenas uma prova teórica (vale 30% da nota final) que pode ser complicada de estudar se não prestar atenção nas aulas, pois tem muito mais imagens nos slides do que texto.

A parte mais trabalhosa é o projeto em grupo, que vale até 50% da nota final, cujo tema é definido com a seleção de melhores sugestões dada pelos alunos e cujos grupos são formados conforme interesse comum nos temas escolhidos.

O que se aprende nas aulas para poder realizar o projeto que costuma ser renderização de visões em 3D como vídeo ou até mesmo jogos? NADA, você literalmente se vira. Isso é bem ruim se tiver uma turma com pessoas que não sabem modelar e pegam um projeto específico que não possui modelos gratuitos para auxiliar.

Recomendações: vão às aulas (tem presença às vezes sim, às vezes não, assim como pode nem ter aula e sem aviso prévio). Cursem a disciplina com amigos de preferência, pode acabar sendo bem tediosa. 

Apesar de tudo, para quem tem interesse, dá pra aprender bastante até!

Nota: 7,5

1 Comentário

  1. oi,você sabe qual a sala que ela é aplicada? sou de outro instituto e me matriculei nela, mas não conheço nada da poli ou onde vai ser a aula. obrigada!!!

1 Trackback / Pingback

  1. O Politécnico optou: análise de optativas – O Politécnico

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*