Poesia para Engenheiros (PMI3019)

(2 créditos-aula)

Por Rebeca Rodrigues Queiroz (Engenharia Naval)

Facilmente uma das melhores optativas que eu fiz na Poli! É uma ótima oportunidade de tirar um pouco a cabeça da enorme quantidade de disciplinas que envolvem calculo que temos na Poli, principalmente para quem curte escrever ou simplesmente gosta de português. O conteúdo inclui apresentar algumas obras e recursos poéticos, principalmente focado em soneto.

O processo avaliativo é muito tranquilo, a P1 é basicamente uma prova de português, e a P2 é a confecção de um soneto. A professora também é super fofa e da nota extra pra quem participa da aula lendo as poesias que ela apresenta. Vale muito a pena! 

Nota: 9,5

Por Rafael Kenji (Engenharia Elétrica)

Poesia para Engenheiros é uma disciplina ministrada por dois docentes, Ana Carolina Chieregati e Arthur Pinto Chaves. A maioria das aulas é dada pela Ana, mas os dois professores demonstram bastante conhecimento sobre a poesia brasileira.

A matéria em si é muito divertida e legal, acredito que principalmente por tirar um pouco da carga “exata” que temos e estimular um outro tipo de conhecimento que, em geral, não é explorado durante nossa graduação na Poli. A única crítica que eu teria à disciplina é que a poesia apresentada é, certamente, muito “clássica”. Dessa forma, os poetas mais modernos são muito pouco explorados na matéria, e, além disso, as variações do português também não são muito estudadas e apresentadas nas aulas, dando muita ênfase na norma padrão da língua.

A avaliação se dá por meio de provas, e, no meu caso, a P1 foi, basicamente, uma prova de português que envolve alguns conceitos de gramática e de construção de poemas. Já a P2 envolve a criação de um soneto e sua declamação. Também, a professora dá nota extra para quem participa da aula e lê os poemas que são apresentados em sala.

Se você se interessa minimamente por leitura e também por uma poesia mais “clássica e tradicional”, com certeza essa é a disciplina certa para você. Assim, se você procura algo completamente diferente das matérias que encontramos na Poli, vale muito a pena.

Nota: 9

1 Trackback / Pingback

  1. O Politécnico optou: análise de optativas – O Politécnico

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*