Por Igor Belo Amaral (Engenharia de Trenós, 2º ano)
“Com motores Scramjet, velocidade de cruzeiro hipersônica e com novas tecnologias em aerotermodinâmica o veículo promete revolucionar o natal de 2024”.
Uma nova era no transporte aéreo foi anunciada nesta semana com o lançamento do AN-5X, um avião de última geração projetado para substituir o trenó do Papai Noel. Desenvolvido por um consórcio liderado por elfos engenheiros, uma grande empresa do setor de espaço e defesa (cujo nome não foi divulgado) o veículo promete revolucionar a entrega de presentes, atingindo velocidades de cruzeiro que desafiam as leis da física e da sanidade: acima de Mach 7, ou seja, 7 vezes a velocidade do som.
O AN-5X é equipado com um motor Scramjet, tecnologia que emprega o uso da geometria do motor, reduzindo as peças móveis, para comprimir o ar admitido. Uma vez que o ar passa pela fase de compressão, ele entra na câmara de combustão e acontece a queima com o combustível que, neste caso combina energia limpa e magia natalina, utilizando um blending de cookies não consumidos e hidrogênio líquido como combustível. “Cada 10L do hidrocookie gera energia suficiente para dar uma volta ao mundo, sem emissão de gases do efeito estufa – apenas cheiro de canela e gengibre”, afirmou Nikolay Tresca, chefe do projeto. Além disso, o isolamento térmico que protege os componentes da aeronave das altas temperaturas advindas da grande taxa de compressão dos gases – devido ao choque da aeronave com a atmosfera a velocidades tão altas – é fruto de uma pesquisa de mais de 15 anos de uma cooperação do Instituto de Aerotermodinâmica do Polo Norte (IAN) e o Laboratório de Materiais Avançados Boreais (LMAB).
A nova tecnologia de entregas à bordo da aeronave permitirá que Papai Noel entregue presentes em tempo recorde, eliminando a necessidade de entrar em casas pela chaminé (prática desatualizada e que não se aplica a muitos países, inclusive o Brasil). Desenvolvida pelos Correios, a tecnologia de TPPEQ, ou Transporte de Pequenos Pacotes por Entrelaçamento Quântico, possibilita ao bom velhinho que os presentes sejam “teletransportados” para debaixo das árvores de Natal.
Nem tudo são sinos e guirlandas. Renas sindicalizadas protestaram contra a substituição do trenó. Apesar de ainda serem necessárias para colocar o trenó em regime supersônico, as renas temem serem substituídas completamente por motores turbofan ou propulsores foguetes. “Nós puxamos o trenó há séculos, e agora podemos ser descartadas como enfeites. Veja, temos família pra cuidar e essa tecnologia toda ameaça desestabilizar nossas vidas“, desabafou Ronaldo “Pé de Pólvora”, em coletiva emocionada.
Especialistas estão divididos. Ambientalistas aplaudiram a iniciativa, enquanto cientistas ficaram perplexos com a alegação de que o avião é alimentado por “partículas de espírito natalino”. “Ainda estamos tentando entender como isso funciona”, disse um professor de termodinâmica da Poli-USP.
O AN-5X será testado oficialmente na noite de Natal deste ano, mas já com selo ANVISA. Se aprovado, promete mudar para sempre a logística natalina e consolidar o Polo Norte como líder em inovação tecnológica. Papai Noel, no entanto, garante: “O espírito do Natal permanece o mesmo, só que agora com Wi-Fi a bordo.”
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