Eventos na Poli durante a quarentena

Os eventos realizados dentro da Poli são extremamente importantes para a vida acadêmica e pessoal dos alunos. Os eventos são uma ótima oportunidade para se aprofundar em algum conhecimento, conhecer novos assuntos ou servir como um momento de relaxamento dentro de uma rotina desgastante.
 
Graças à quarentena e às recomendações de isolamento social, os eventos sofreram algumas mudanças em suas estruturas, porém continuam acontecendo e exercendo grande impacto.
 
Predominantemente, os eventos são realizados pelas entidades em conjunto com empresas, pessoas de influência ou até mesmo com outras entidades. Esses grupos estudantis acabam gerando maior divulgação de suas atividades e de suas áreas de atuação, ao mesmo tempo que causam maior engajamento com os alunos interessados no tema. Os eventos costumam ser palestras, conversas com convidados, mesas redondas, workshop, festas, intervenções artísticas ou até mesmos competições. Possuem temas extremamente variados, abordando de questões artísticas até assuntos técnicos. A Poli, mesmo com um conjunto de estudantes com realidades tão distintas e gostos diversos, possui eventos com grande diversidade de conteúdo, que conseguem contemplar grande parte da comunidade politécnica.
 
A elaboração de um evento passa por diversas etapas de organização, com atividades antes e depois de sua realização em si. Um evento presencial necessita primeiramente de um escopo com o entendimento de qual será o formato, objetivo e o tema retratado; após isso é possível tomar decisões referentes ao local, data, convidados, divulgação e possíveis parcerias. Tudo isso requer uma série de reuniões internas para acompanhar o desenvolvimento do projeto e discutir possíveis mudanças.
 
A concepção de um evento é em processo extenso e dinâmico, necessitando constante adaptabilidade de seus organizadores. Ao mesmo tempo em que precisam se desdobrar com as solicitações internas, os organizadores encarregam-se de conciliar datas e expectativas de convidados, auditórios, parceiros e do público. É um processo trabalhoso e que exige muita paciência e dedicação para que seja bem executado.
 
Porém, o que mudou em decorrência da quarentena e das restrições de isolamento social? Eventos, dos mais variados modos e temas, continuam acontecendo e exercendo suas funções de complementar a graduação dos alunos, entretanto, sua organização e execução sofreram mudanças. Segundo João Cardoso, diretor de projetos do Grêmio Politécnico, a preparação de um evento online segue as mesmas diretrizes de um evento presencial, entretanto é mais rápida e simplificada.
 
O estudante relatou que algumas etapas como a elaboração do escopo do evento e contato com convidados e parceiros continuam acontecendo da mesma forma. Porém, no geral, eventos online apresentam maiores facilidades de organização, não necessitando de custos para reserva e organização do espaço físico. Outras vantagens são a maior conciliação de datas entre todas as partes e a não locomoção dos convidados e do público. Entretanto, surgiram novas tarefas como: testagem de plataformas para compartilhamento do evento, verificação dos equipamentos de transmissão e busca por meios para garantir a segurança do evento.
 
Eventos online, no geral, são mais fáceis de organizar e conseguem atingir um público maior devido ao seu fácil acesso e compartilhamento entre as pessoas. Apesar disso, eventos presenciais fornecem um feedback mais imediato aos organizadores e conseguem oferecer um maior impacto devido ao contato mais direto entre o público e à maior proximidade com os convidados e o tema abordado.
 
As restrições sociais exigiram que as entidades se adaptassem à nova realidade imposta e buscassem novos meios de se manter em contato com os alunos. Elas perceberam as grandes oportunidades que os eventos online oferecem e as suas facilidades para organização e alcance fornecido. Os eventos presenciais continuarão a acontecer, porém os eventos onlines se mostram como uma alternativa cada vez mais real e estável.
 
Roberto Araújo,
Engenharia Civil, 3°ano

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*