Um lançamento especial em uma data especial
Semana passada, no 128º aniversário da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, foi lançada a sua enciclopédia: a WikiPoli!
Segundo Letícia Kimoto, diretora acadêmica do Grêmio Politécnico e uma das idealizadoras do projeto, o site foi pensado ainda na época das eleições da entidade. Devido à quantidade de informações da faculdade dispersas em diferentes fontes, a motivação principal era organizar todos os dados referentes à Poli em um só lugar.
Até o momento de seu lançamento, a plataforma possui três seções principais: informações do contexto acadêmico, questões sociais e de permanência e entidades estudantis, como grupos de extensão e centros acadêmicos. Embora a edição do site não seja feita de maneira livre ao público geral, por uma questão de segurança e de veracidade das informações, é possível colaborar com textos para a Wiki por meio de um formulário de submissão, cujas respostas são analisadas pela equipe e, eventualmente, publicadas no site.
Durante o desenvolvimento da página, a equipe se deparou com o problema do design visual do site, de escrever os textos e, por fim, de revisá-los. Conforme informou Letícia, a equipe possuía, inicialmente, uma série de preocupações, principalmente em relação à organização dos textos, sua edição visual e a revisão de cada um deles. Outro receio era em relação à hospedagem do site. Entretanto, como ele foi desenvolvido pelo Grêmio, que possuía domínios de sites que não estavam sendo utilizados ou que tiveram seu conteúdo incorporado pela Wiki, não houve a necessidade de desembolsar uma verba extra para o custeio da página.
A inauguração do projeto estava prevista para o período de recepção dos ingressantes. Todavia, com o intuito de se obter maiores quantidades de textos e qualidades de informações, este prazo foi prorrogado pela equipe, a qual era composta por um grande número de pessoas, com cerca de quinze escritores, além de vários responsáveis pelo design e pela revisão das páginas. Contou-se, ainda, com a ajuda de diversos membros de grupos de extensão e de centros acadêmicos, os quais foram responsáveis por redigir suas respectivas páginas.
Dessa forma, a Wiki foi desenvolvida até obter o resultado visto em seu lançamento, o qual foi considerado como “bem próximo do esperado” no início do projeto pela equipe. Visto como um acerto por seus desenvolvedores e abraçado pelos alunos de graduação da Escola Politécnica, a WikiPoli não parará por aqui. A página contará, é claro, com atualizações, pois alguns textos ainda precisam ser publicados, e as informações já veiculadas são renovadas constantemente.
Vale ressaltar, ainda, que o projeto possui um formulário de submissão de textos, permitindo que qualquer estudante da Poli possa contribuir com a iniciativa. Além disso, a ideia de tornar a edição da página livre para todos os estudantes não está totalmente descartada e deve ser discutida novamente em breve, com o intuito de aumentar a quantidade de informações ao máximo, sem perder sua veracidade.
Outro objetivo que guia os próximos passos da plataforma é o de expandi-la. Primeiramente, visando um crescimento dentro da própria comunidade politécnica, a partir da inclusão de novas páginas e ampliação das páginas já existentes. Sendo assim, quem sabe não tenhamos um WikiUSP no futuro? Não custa nada sonhar…
Voltando à realidade, fato é que a WikiPoli se mostrou uma iniciativa extremamente útil para nós, atuais estudantes da graduação da Poli. Mas será que apenas aos atuais? Daqui a dez, vinte ou trinta anos, pode ser que algum aluno ainda seja auxiliado pela WikiPoli. Quem sabe um filho meu ou seu, querido leitor, resolva estudar na Poli (isso não é uma ameaça) e tenha sua vida acadêmica facilitada por essa ferramenta?
Quando perguntada a respeito do sentimento de uma iniciativa sua poder impactar pessoas que ela sequer chegará a conhecer, Letícia disse que considera a WikiPoli como um dos maiores legados de sua gestão. Segundo ela, o projeto, de fato, demandou muito tempo e dedicação dos participantes, mas foi de extrema importância. Foi, não. É. Mas será que continuará sendo?
Pois, justamente, o maior receio demonstrado por ela é de que o projeto caia em desuso, com seu conteúdo se tornando obsoletas a ponto de sua existência perder o propósito — um fim frequentemente visto em sites semelhantes, inclusive sobre a própria Poli. A respeito disso, Letícia disse: “Nós queremos que a Wiki continue sendo relevante. Como as informações mudam, é importante estar sempre atualizando a página, para podermos ajudar as pessoas no futuro. Essa é uma preocupação nossa. E a contribuição dos alunos com os textos com certeza é primordial para isso”.
Mateus Pina,
Engenharia Mecatrônica, 1º ano.
Murilo Noronha,
Engenharia de Produção, 1º ano.
Rafael Varanda,
Engenharia Mecatrônica, 1º ano.
Faça um comentário