O X da Questão

Logo do X, antigo Twitter

Caro Leitor, nas últimas notícias você deve ter ficado sabendo sobre o caso, no qual o multibilionário metido a Batman Elon Musk está ameaçando retirar a rede social X (antigo Twitter) do Brasil.
O que venho aqui relatar a você, caro Leitor, são as consequências dessa decisão e como ela irá afetar a Escola Politécnica e, claro, VOCÊ, caro Leitor; porque afinal o X vai sair do Brasil.

Começando por algo que todos os politécnicos passam: as Listas de Cálculo. Agora, os exercícios que envolvam funções de X, como f(x) = x² – 3x + 2, terão que utilizar outras letras. Não só isso, como todo o Eixo X não poderá mais ser utilizado, fazendo com que o atual XYZ tenha que virar algo como YZW, WYZ ou outra letra, a ser definida pela Associação Nacional de Tratados Algébricos. Foi cogitada a opção de ficarmos apenas com os Eixos Y e Z, mas, após fervorosos protestos professores de Cálculo 3, Mecânica A, Física 1 e 3, e todos as outras matérias que usem 3 dimensões, afirmando que “tudo isso não estava no plano”, a Associação não terá outra escolha que não colocar um Eixo W no lugar.

Saindo um pouco do ambiente da Poli e do mundo das exatas, as lanchonetes de todo o Brasil terão que refazer seu cardápio, já que o X-Burguer e suas variantes terão que mudar para Chis-Burguer. A eventual mudança para o Y-Burguer ainda está sendo trabalhada, mas funcionários têm relatado que montar o lanche com todos os ingredientes na vertical é mais difícil do que parece.

Além disso, o Xérox vai passar a ser nomeado Cheroquis e até o famoso Xou da Xuxa terá que passar por um rebranding para Show da Chucha.

Outra coisa caro Leitor, principalmente para os leitores que possuam algum X no nome. A partir do dia da retirada do X do Brasil aqueles que têm X no nome terão que pedir uma nova via dos seus documentos, que virá com alguma letra aleatória no lugar o X. Assim, Xavier poderá virar Ravier, Tavier ou Navier, e Alexandre poderá virar Alefandre, Aledandre e Alemandre, fato que inclusive incomodou bastante Moraes, por ter medo de sua consoante aleatória ser o M. Se esse for o caso, seu apelido terá que ser trocado de Xandão para Mandão.

Em suma, caro Leitor, fique atento sobre esse assunto pois esta será a primeira vez que uma letra será retirada do alfabeto português no território brasileiro. Entramos em contato com a Academia Brasileira de Letras para saber a opinião dos acadêmicos sobre as mudanças. A ABL, porém, se recusou a ceder uma entrevista, se limitando a dizer, em nota, que ainda falta “examinar exaustivamente para saber com exatidão o que fazer com essa medida esdrúxula e exagerada. Não sabemos como executar a mudança; certamente vamos deixar exceções às novas regras.” Marcas como X-Men, Xiaomi e Xbox também terão que tomar medidas. Fique, porém, tranquilo: O Politécnico se responsabiliza em trazer atualizações em primeira mão. Confiemos no Lex “Xandão” Luthor, perdão Lecs “Mandão” Luthor.

– Chapeleiro Maluco